
Lutécia...
Recanto Encantado
Edson José Lourenço - A voz católica de Lutécia
Edson José Lourenço (São)

Fonte- Edson José Lourenço
Quando o sol vai se pondo lentamente no horizonte, a noite vai cobrindo mansamente com seu manto a cidade de Lutécia. No céu começam a brilhar as primeiras estrelas e todos os relógios apontam para o infinito marcando seis horas da tarde. Do alto da torre da igreja Nossa Senhora da Boa Esperança, na Praça Arlindo Eiras, as badaladas do sino anunciam o fim do dia e saúdam a chegada da noite. É a hora da oração do Ângelus, uma prece com a que a Igreja Católica honra a Encarnação de Cristo, enquanto que simultaneamente, reconhece à fé simplicidade da Virgem Maria. Pois é uma oração que ressalta o momento que Maria disse Sim para Deus quando o Ângelus (o próprio Anjo Gabriel) anunciou para ela que o Senhor a chamava para que fosse a Mãe de Jesus. Dos alto-falantes vão se ouvindo o som de uma flauta tocando a música “Ave Maria”, aos poucos a música vai baixando e surge uma voz grave rezando: “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”.
A voz que sai dos alto-falantes da torre da Igreja cortando a noite é de Edson José Lourenço, conhecido como “São”, nasceu em 01 de fevereiro de 1953 na cidade de Lutécia, filho de Manoel Lourenço (Taquari) e Ornélia, casado com Maria Herminia onde desta união tiveram dois filhos, Emanuel e Ana Beatriz Trabalhou na Prefeitura e Câmara Municipal, na Sabesp por mais de 30 anos, aposentado e que há mais de oito anos e dez meses, de segunda a sexta-feira, quando cai à tarde, Edson vai até a Igreja e num estúdio improvisado anuncia a hora da Ave Maria.
Muitas pessoas esperam esse horário para rezar junto com Edson. Mas é também dos alto-falantes da igreja que se anunciam as notas de falecimentos, com os horários de sepultamento, horários de missas, programações especiais, tudo é anunciado por ele. A voz de Edson rezando a Ave Maria já é chamada como a “Voz Católica de Lutécia”, vale destacar que é um serviço voluntário o qual faz isso com muito amor e dedicação, tornando-se desta forma um personagem marcante na História de Lutécia.
Texto: Paulo James