
Lutécia...
Recanto Encantado
-
Padaria Artesanal
Atual Padaria Artesanal

Fonte: Públio de Lima
Histórico
A Padaria Artesanal foi inaugurada no dia 30 de novembro de 2004, pelo Prefeito Anésio Rodrigues, está localizada na Rua Almirante Barroso, o prédio foi construído com recursos próprios e os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Essa Padaria artesanal tem o objetivo de oferecer capacitação e oportunidade a população de obterem habilidade de confeccionar pães artesanais, bolos e salgados para através da venda gerar renda familiar, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.
-
Casa do Trabalhador
Casa do Trabalhador

Fonte: Nivaldo Barquilha de Oliveira
Histórico
A Casa do trabalhador foi construída na administração do Senhor Prefeito Anésio Rodrigues, com o objetivo de fornecer café da manhã para os trabalhadores rurais.
Na administração do Prefeito Dercílio Ferreira da Costa, a Casa do Trabalhador passou a ser o Fundo Social da Solidariedade e continua até hoje.
O fundo Social de Solidariedade de Lutécia, foi criado na administração do Prefeito Anésio Rodrigues (01/02/83 à 31/12/88) com o objetivo de mobilização da comunidade para atende as necessidades e problemas sociais do nosso município. Conforme consta no Projeto de Lei nº 04/85 de 23 de abril de 1985, devidamente aprovado.
-
Ginásio de Esporte "João Barquilha Molina"
Antiga Quadra Poliesportiva de Lutécia

Fonte-Nivaldo Barquilha de Oliveira
Histórico
Em 1990 o Senhor Gelsio Paulo de Carvalho, Prefeito na época, assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes e Turismo, para a construção da Quadra Coberta no Estádio Municipal “Luís Felício de Sales”, conforme consta a Lei nº 04/90 de 19 de março de 1990.
Sua inauguração foi realizada no dia 25 de setembro de 1998, localizado no Estádio Municipal “Luís Felício de Sales”, situado à Rua Bernardino Garrossino, neste Município de Lutécia.
No mesmo ano passou a denominar-se Ginásio de Esportes “João Barquilha Molina”. Conforme consta a Lei nº 61/98 de 08 de setembro de 1998.
Foi dado o nome de Ginásio de Esporte “João Barquilha Molina”, por ter sido o homenageado um ilustre cidadão luteciano, funcionário público em Lutécia e Paraguaçu Paulista, um grande e apaixonado esportista, nasceu em Lutécia-SP no dia 11 de setembro de 1946 e faleceu no dia 01 de julho de 1986. Filho de Martins Barquilha Garcia (Espanhol) e Maria Molina, casou-se com Edna Volsi Barquilha, onde desta união teve dois filhos Evandro e Angélica. Trabalhou também como Professor e funcionário da Caixa Econômica do Estado de São Paulo. Tocava pistão em carnavais em Lutécia, na região e nos desfiles cívicos
Ginásio de Esportes "João Barquilha Molina"

Fonte- Emanuel José Lourenço
João Barquilha Molina

Fonte- Edna Volsi Barquilha
-
Estádio Municipal "Luís Felício de Sales"
Antiga Entrada do Estadio Municipal

Fonte-Natália de Carvalho Santos Izepe
Histórico
Em 1963, como consta na lei nº 006/1963, de 27 de março de 1963, o Senhor Jurandyr Fiori, Prefeito Municipal ficou autorizado a receber em doação pura e simples, do Senhor Luís dos Santos Lima, duas áreas de terras, sendo uma delas situada na quadra número 26 (vinte e seis) existindo ai, o Estádio Municipal de Esportes, com as diversas: - na frente, com a Rua Boa Esperança medindo 120,00 m (cento e vinte metros) de outra frente, com a Rua Almirante Barroso, na extensão de 60,00 m (sessenta metros) nos fundo com lotes de Seikite Suenaga, Miguel Murai, Anita Marinha, Prefeitura Municipal, o doador acima e ainda Seikite Suenaga, numa linha de 120,00 m (cento e vinte metros) e de outro lado com Irmãos Bonini ou sucessores na extensão de 60,00 m (sessenta metros), incluindo-se mais um lote de terra nesta mesma quadra e divisas seguintes: na frente Rua Carlos Gomes, atual Rua Bernardino Garrossino, com 20,00 m (vinte metros); de um lado com a Prefeitura Municipal medindo 40,00 m (quarenta metros) da frente aos fundos de outro lado com Seikite Suenaga e no fundo com o doador acima, perfazendo nesta segunda área o total de 9.560,00 m² (nove mil, quinhentos e sessenta metros quadrados).
Em 1974 o Prefeito Municipal Gelsio Paulo de Carvalho, ficou autorizada a declarar de utilidade pública, a fim de ser adquirido pela Prefeitura Municipal, mediante desapropriação judicial ou por via amigável, um lote de terreno de 23.100,00 metros quadrados, localizado na Avenida Carlos Gomes, hoje Bernardino Garrossino, com 210,00 metros e aos fundos com a Rua Boa Esperança, de um lado medindo 110,00 metros a Rua almirante Barroso e de outro lado a Rua Francisco Augusto Rodrigues, destinado a Praça de Esportes, que consta pertencer aos Senhores Luís dos Santos Lima, Miguel Murad, Irmãos Bonini e outros desconhecidos. Conforme Projeto de Lei nº 07A/74. Após a aquisição do terreno ficou o Poder Executivo Autorizado a doar a Fazendo do Estado de São Paulo, a fim de nele ser construído um Centro Esportivo. Conforme Projeto de Lei nº 08/74.
Em 1990, o Senhor Gelsio Paulo de Carvalho, Prefeito Municipal, ficou autorizado a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes e Turismo, objetivando a construção de vestiário para o Estádio Municipal “Luís Felício de Sales”.
Luís Felício de Sales

Fonte- Maria Gracinda Pereira
Foi dado o nome de Estádio Municipal “Luís Felício de Sales”, por ter sido o homenageado um ilustre cidadão luteciano, e conhecido por todos como Luiz Sales, chegou em Lutécia nos anos 50, mineiro de São Gonçalo da Sapucaí, nasceu em 04/11/1921. Casou-se com Julieta Alves de Sales, tesoureira da Prefeitura e tiveram três filhos, Gilmar Luiz Sales, Gilson Donizeti de Sales e Gilma Maria Sales. Foi sapateiro, técnico em eletrônica, consertava rádios, leiloeiro nas quermesses e funcionário público no posto de saúde. Sua maior paixão, entretanto, era o futebol. Foi o técnico do E. C. 7 de Setembro nos anos 60 e faleceu em 05/06/1966, de infarto, após comandar um jogo do 7 de setembro na cidade de Mariluz-Pr.
Vista aérea do Estádio

Fonte- Emanuel José Lourenço
Vista aérea do Estádio

Fonte- Emanuel José Lourenço
-
Conjunto Aquático "Prefeito Valdecir Simões"
Construção da Piscina Municipal

Fonte-Nivaldo Barquilha de Oliveira
Histórico
Em 1976, conforme consta no Projeto de Lei nº 12/76 de 08 de outubro de 1976, o então Prefeito Gelsio Pulo de Carvalho, celebrou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por sua Secretaria de Esportes e Turismo, visando a Construção da piscina municipal.
Em 1979, conforme consta no Projeto de Lei nº 05/1979, de 26 de novembro de 1979, o Prefeito Valdecir Simões celebrou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por sua Secretaria de Esportes e Turismo, visando à conclusão das Obras da Piscina Pública.
Com o passar dos anos, na administração de 01/01/93 à 31/12/96, o Prefeito Anésio Rodrigues fez uma reforma total na Piscina Municipal, reinaugurando com o 1º Baile do Havaí em 1995.
Em 1997, o Prefeito Gelsio Paulo de Carvalho, conforme consta a Lei nº 42/97 de 09 de dezembro de 1997, atribuiu à denominação da Piscina Municipal, situada no Estádio Municipal “Luís Felício de Sales”, o qual passou a denominar-se Conjunto aquático “Prefeito Valdecir Simões”.
Foi dado o nome de Conjunto aquático “Prefeito Valdecir Simões”, por ter sido o homenageado quem construiu a referida piscina na época de seu mandato de Prefeito.
Valdecir Simões um jovem filho da cidade, nasceu em 12 de janeiro de 1943, filho do Sr. Luiz Simões e D. Rosalina Rodrigues, integrantes dos troncos familiares mais tradicionais da região, todos praticamente pioneiros fundadores do Município. Casou-se com Iracema Guizilin Simões, onde desta união tiveram cinco filhos: Ana Paula, Marcela, Cintia Graziela, Luiz Eduardo e Edwilson. Desenvolveu seus estudos no Grupo Escolar de Lutécia, no colégio Paraguaçu, da Fundação Eurípedes Soares da Rocha de Marília, Curso Técnico de Contabilidade em Assis, depois de ter se habilitado como Professor Normalista em Paraguaçu, para finalmente encimar sua formação, habilitando-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Assis, foi eleito Prefeito de Lutécia em no período de 1977 à 1983. Faleceu em 29/06/1996.
Valdecir Simões
